fbpx

Como fazemos

Quem entra na fábrica da Cerveja Campos do Jordão, imediatamente se apaixona pelo universo dessa bebida. Temos a intenção de oferecer excelência na fabricação da nossa cerveja e investimos em uma infraestrutura voltada para o aprimoramento e também desenvolvimento de novos rótulos. Por isso, abrimos as portas da nossa fábrica para te apresentar com o maior prazer, como fabricamos a Cerveja Campos do Jordão. Confira:

Seleção e Pesagem

O primeiro passo é a cuidadosa escolha da matéria-prima que será usada na receita a ser produzida.

Os ingredientes básicos da cerveja são: a água, o malte, o lúpulo e o fermento.

A primeira etapa consiste em pesar esses ingredientes.

Trituração

Os grãos do ingrediente escolhido são moídos para romper as cascas e expor o amido da semente.

Mostura

Depois de moídos, os grãos são cozidos no tanque de mostura e passam por uma rampa de temperaturas, para que o amido seja transformado em açúcares fermentáveis.O líquido açucarado que resta é o mosto.

Clarificação

Os grãos são lavados com adição de mais água. Depois, a mistura passa por um filtro numa panela com fundo falso, para separar a parte sólida da líquida.
As cascas dos grãos servem como filtronesse processo.

Fervura/
Whirlpool

A fervura esteriliza o mosto e evapora os aromas indesejáveis. Já o whirlpool faz com que o resto de lúpulos, proteínas e qualquer parte sólida que sobrou no mosto, se acumule no centro de um tanque para ser descartado.

Resfriamento/
aeração

O mosto passa por resfriadores que trocam o calor por água gelada. Depois de resfriado ele é transferido para os tanques de fermentação, com a adição de oxigênio para a aeração.

Fermantação/
Maturação

O mosto recebe a levedura que vai se multiplicar, transformando o açúcar em álcool e CO2.

O tanque é resfriado para aproximadamente -0,5ºC para a decantação das leveduras e outros resíduos, resultando em uma bebida mais límpida. Nesse processo também ocorre a maturação dos aromas e sabores.

Envase

Barril

A bebida passa pelo flashpasteurizador e recebe um rápido choque térmico, aumentando a validade do chope.

Em seguida o líquido é transferido parabarris de inox, pronto para ser consumido.

Garrafa

As garrafas já envasadas e com tampas seguem pelo túnel pasteurizador onde recebem duchas de água de até 60ºC, para depois voltar à temperatura ambiente.

Por fim, as garrafas passam pela secadora e pela rotuladora, ficando prontas para o consumo.

plugins premium WordPress